Sunday, September 13, 2009

Opinion of the Week: "Latin American Journalists Face New Opposition" - Analysis

Opinião da semana: "Jornalistas latino-americanos se enfrentam com nova oposição" - Análise

No dia 30 de agosto de 2009, o jornal americano The New York Times publicou o artigo "Latin American Journalists Face New Opposition". Nele o jornalista Alexei Barrionuevo, começa descrevendo o novo obstáculo enfrentado por jornalistas no Brasil.

Vejamos o que ele diz:
"For the family of José Sarney, Brazil’s Senate president, the daily onslaught of newspaper reports about nepotism and corruption accusations against him was too much to bear.

So Mr. Sarney’s son Fernando, who manages most of the family’s private businesses,
turned to a federal judge in Brasília, winning an injunction to stop a leading newspaper, O Estado de São Paulo, from publishing any more reports about the allegations."


"A Brazilian court banned a newspaper from reporting accusations against José Sarney, the president of the Senate."

Fernando Bizerra/European Pressphoto Agency


A tradução do texto acima:

Para a família de José Sarney, presidente do Senado brasileiro, a enxurrada diária de reportagens sobre nepotismo e corrupção envolvendo seu nome não dava para aguentar.

Então, o filho de Sarney, Fernando, que administra a maioria dos negócios privados da família, se tornou a um juíz federal em Brasília, anhando uma liminar para interromper um dos principais jornais, O Estado de São Paulo, de publicar os relatórios sobre as acusações.


Com isto, o jornalista do NYT, que no momento mora no Brasil, pôde fácilmente conectar os fatos e com isso concluiu representarem um exemplo de censura.

Alexei fala não só da luta de Sarney no senado, anterior à ação contra o jornal, mas também do grande passo atrás nas regras de liberdade de imprensa, que diz se assemelhar a era da ditadura, quando foi passada uma lei contra calúnia e difamação que castiga seus infratores duramente.

Confiram o que o jornalista americano disse em inglês:
"The court’s action, in late July in the midst of a drawn-out battle in the Senate over Mr. Sarney’s future, immediately raised cries of censorship. It was widely seen here as a setback after important strides in removing restrictions to a free press, including a decision in April by Brazil’s Supreme Court to strike down a dictatorship-era law that imposed harsh penalties for slander and libel."
Daí, ele parte para o exemplo da Venezuela e outros países latino-americanos que vem sofrendo grandes retrocessos, sempre apontando a falta de liberdade de imprensa.
"In recent months, journalists across the region have faced opposition not only from courts but also from the leaders of several countries, who have moved to restrict critical coverage and paint the news media as the enemy."

Realmente, o que Alexei diz faz sentido. Especialmente depois de vermos o que acontece não só no Brasil e na Venezuela, mas também na Argentina.

Aqui vai a tradução do parágrafo acima:

Nos últimos meses, jornalistas de toda a região têm se enfrentado não apenas pelos tribunais, mas também por líderes de vários países, que têm levado a limitar a cobertura crítica e pintar os meios de comunicação como o inimigo.

Infelizmente esta censura que alguns dizem ser um disfarce, uma mentira, se aplica também a jornalistas independentes que fazem blogs buscando suprir esta falta de cobertura crítica. Processos e ações contra estes blogueiros os tem levado muitas vezes a sair do ar.

Um exemplo recente de retirada de um blog é o do Blog da Petrobrás: Fatos e Dados (hospedado na WordPress), que questionava o blog oficial da Petrobrás.

Ontem, mostrei no meu blog o artigo do blogueiro Amilton Aquino, no post intitulado "Lula e a dúvida pública". Nele questionava a ausência da cobertura crítica da mídia, sobre o discurso de Lula da Silva, o Presidente brasileiro, que afirmava ter quitado a dívida externa. Coisa que nosso querido Aquino pôde expor na sua matéria "Lula e a dívida pública - Parte III".

Três dias atrás, também postei aqui, sobre o ocorrido no jornal El Clarín, na Argentina. Onde o Governo de Cristina Kirchner decide enfrentá-lo cara-a-cara, segundo a matéria do jornal brasileiro O Estado de São Paulo.

Tenha-se em consideração que nenhum destes dois jornais, tanto o brasileiro quanto o argentino, representam de maneira geral os interesses do povo. Se não me equivoco, seus interesses são no mínimo questionáveis para quem os conhece de perto. A liberdade de imprensa nos países da América Latina já deixava muito a desejar antes destas ocorrências mais recentes. Porém, e apesar de tudo, devemos proteger a liberdade destes meios, pois sem esta liberdade, todos corremos perigo de ver a liberdade de expressão morrer e com ela a democracia.

O momento pede uma solução e o envolvimento de todos os cidadãos latino-americanos, onde quer que eles se encontrem. Eu escrevo de Nova York, mas isso não me limita. Sou daqui e de lá, também isso não importa. O importante é que todos os latinos nos unamos nessa luta contra o nepotismo de alguns poucos, que impera na América Latina que é de todos nós.

Dizem que são nos momentos mais difíceis de nosssas vidas, nos momentos mais marcados por dor e problemas, onde temos a oportunidade de crescer mais, de sermos melhores. Por isso, agora é a hora de lutar por uma Mídia independente, fungindo das formas tradicionais.

O que me inspirou a começar este Blog foi essa necessidade, a ausência de uma mídia crítica, mas o que me fez realmente começar foi o exemplo da brasileira, Alcinéia Cavalcante, uma mulher de visão.

Com experiência jornalística mas formação que foge à do jornalista convencional, Alcinéia escreve um blog há quase 20 anos. Nele, desde o Amapá, uma das regiões com piores conexões de internet do país, ela com força e valor, luta por um Brasil melhor. Com uma dívida de aproximadamente 2 milhões de reais à Sareny e até ameaças de morte, ela não se deixa abater. Vejam a matéria sobre ela aqui.

Agora lhes deixo com a pergunta da semana: e você, o que você faz pela democracia?

E também lhes deixo o convite para participar no meu blog, postar opiniões e enviar artigos ou recomendações de pessoas como Alcinéia que são o orgulho de nosso país.

Desde já agradeço por lerem meu blog, leitores!

Tenham uma ótima semana,

LatinWriter


Fonte: The New York Times, USA. Todos os direitos reservados. Artigo : "Latin American Journalists Face New Opposition" por Alexei Barrionuevo.

Bookmark and Share

2 comments:

  1. Parabéns pelo texto. Dá uma boa idéia do que está acontecendo com nossa democracia (cada vez mais bolivariana). Gostaria também de citar a censura (pela segunda vez) do jornalista Arnaldo Jabor: http://tinyurl.com/o9azus

    Estas informações precisam cada vez mais serem espalhadas também fora do Brasil. A máscara de Lula precisa cair!

    ReplyDelete
  2. Obrigada, Amilton!

    Seu blog, com certeza, preenche essa falta de informação. Ao apontar questões ignoradas pela mídia, você FAZ democracia!

    Um grande abraço.

    ReplyDelete