Thursday, September 10, 2009

Freedom of the Press in Latin America?

Liberdade de imprensa na América Latina?


Vejam aqui o artigo "Cristina aperta o cerco e envia fiscais à redação do Clarín" publicado hoje no jornal brasileiro O Estado de São Paulo.



Read more!


Foto: El Clarín

No artigo o Estadão relata a ação do Governo argentino contra o jornal El Clarín. Leiam trecho que explica isto:
"Segundo o grupo, trata-se de uma "operação de intimidação", após denúncia publicada na edição do Clarín desta quinta-feira, que dava conta que, por decisão da ONNCA (Oficina Nacional de Controle de Comércio Agropecuário), foram pagos mais 10 milhões de pesos em subsídios a uma empresa que estava em condição irregular, sem licença para funcionar. De acordo com a reportagem, o próprio órgão concedeu a empresa uma "matrícula provisória" após os subsídios."

Na mesma matéria ficamos sabendo da posição da Presidente argentina, Cristina Kirchner, em relação à Mídia argentina como um todo.

"Em rede nacional de rádio e TV, a presidente acusou os meios de comunicação de seu país de terem "superpoderes" e alertou que "a liberdade de expressão não pode converter-se em liberdade de extorsão", em uma clara referência à briga que trava desde março do ano passado com o grupo jornalístico. No mesmo mês, o governo também tirou do grupo o monopólio para a transmissão dos jogos de futebol, quebrando um contrato de 18 anos"


A grande pergunta é: será que a ação do governo argentino ao jornal El Clarín é evidência de pressão, um ataque a liberdade de imprensa?

O jornal brasileiro, Estadão, conclui:

"Associações de jornalistas denunciaram ao longo dos últimos anos intensas pressões do governo aos profissionais da mídia, grampos telefônicos e ameaças diversas. Nas últimas duas semanas, escritórios do jornal Clarín foram atacados com pichações de militantes governistas. Enquanto foi presidente, Néstor Kirchner nunca deu uma entrevista coletiva. Sua mulher, Cristina, só aceitou entrevistas exclusivas com meios de comunicação aliados do governo.

Cristina também não veicula publicidade oficial nos jornais críticos. Mas, os empresários amigos do governo conseguem farta publicidade do governo. Esse é o caso de Rudy Ulloa, magnata da mídia no sul do país que lançou a revista Atitude, que na capa ostenta controvertido slogan: "Uma revista que não é independente."


Em nota paralela, gostaria de lembrar aos leitores do The LatamPost que o jornal Estadão está sob censura. Veja matéria aqui do jornalista Alexei do New York Times (matéria em inglês), divulgada recentemente sobre o assunto.


Fonte: O Estado de São Paulo, Brazil.
Todos os direitos reservados. Artigo : "Cristina aperta o cerco e envia fiscais à redação do Clarín" (Com Ariel Palacios, de O Estado de S. Paulo)

Bookmark and Share

No comments:

Post a Comment