Tuesday, September 22, 2009

Updates: Brazil in the midst of Honduras crisis.

Updates: Brasil em meio da crise em Honduras.

'Brasil deve optar por asilar ou entregar Zelaya', diz Micheletti.

Presidente de facto assegura que respeitará a inviolabilidade da embaixada brasileira em Tegucigalpa, diz Estadão.

Veja o que Micheletti diz a respeito da embaixada brasileira:
"Respeito à embaixada

Micheletti assegurou também que respeitará a inviolabilidade da embaixada brasileira em Tegucigalpa. Nesta manhã, a chancelaria hondurenha havia informado que a inviolabilidade de uma sede diplomática não implica na proteção a foragidos da Justiça.

"Digo publicamente a Lula: vamos respeitar sua sede, porque é território brasileiro e vamos respeitá-la sempre. "
Leia artigo na íntegra aqui.

x-x-x

Brasil não vai tolerar ação contra embaixada em Honduras -- Amorim (Reuters)

NOVA YORK (Reuters) - O Brasil não vai tolerar nenhuma ação contra sua embaixada em Tegucigalpa, onde o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, se refugiou depois de retornar ao país, disse nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Amorim disse a jornalistas em Nova York que o Brasil considera pedir uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar da segurança da missão diplomática do Brasil em Honduras.

(Por Walter Brandimarte)

x-x-x

'Estamos cercados de francoatiradores', diz Zelaya.

Presidente eleito afirma que está em perigo e que embaixada brasileira está cercada por militares hondurenhos, diz Estadão.


"O único "acordo pacífico" possível em Honduras "só pode ser considerado se a vontade do povo, que me elegeu como presidente, for respeitada", ressaltou. "O sangue está correndo" em Honduras "desde o dia do golpe de Estado", mas "esta batalha sabemos que temos que ganhá-la de qualquer maneira", concluiu Zelaya."
Leia o artigo completo aqui.

x-x-x

Police Break Up Rally for Ousted Honduras Leader, NYT

"Police officers used tear gas in the Honduran capital, Tegucigalpa, early Tuesday to disperse thousands of backers of Manuel Zelaya, the deposed leader, outside the Brazilian Embassy, where he was seeking refuge after sneaking back into the country the day before, according to witnesses and news reports."
Em português

Policiais usaram gás lacrimogêneo na capital hondurenha, Tegucigalpa, terça-feira para dispersar milhares de apoiantes de Manuel Zelaya, o líder deposto, em frente à embaixada brasileira, onde foi em busca de refúgio após voltar ao país no dia anterior, de acordo com testemunhas e noticiários.

x-x-x

'Esperamos que os golpistas não entrem na embaixada', diz Lula. Estadão

"Conversei com o presidente Zelaya e pedi que tome cuidado para não dar pretextos aos líderes do golpe", disse Lula. "Esperamos que os golpistas não entrem na embaixada".

Nesta manhã, a chancelaria hondurenha disse que a inviolabilidade de uma sede diplomática não implica na proteção a foragidos da Justiça. Zelaya foi declarado fugitivo após ter sido expulso do país no golpe militar de junho.

A embaixada brasileira foi cercada na madrugada desta terça-feira. Água e telefone foram cortados e policiais enfrentaram manifestantes do lado de fora do prédio. Ao menos duas pessoa morreram.Segundo Zelaya, há francoatiradores do lado de fora do prédio."
Fontes: O Estado de São Paulo. The New York Times. Reuters. Todos os direitos reservados.

Bookmark and Share

1 comment:

  1. O que vocês acham sobre o envolvimento do Brasil no crise em Honduras? Como vocês acham que o governo brasileiro deve responder agora?

    Expressem sua opinião aqui, sem censuras.

    ReplyDelete