Monday, October 12, 2009

What's happening in America?

O que acontece com os Estados Unidos da América?

Estamos a caminho do último trimestre do ano e a situação no país do Tio Sam continua crítica. Mesmo após a mudança de governo, passando da "Era Bush" à "Era Esperança".



O problema com o slogan "Hope" é que a palavra esperança geralmente representa um sonho, uma ilusão. Dizem que a esperança é a irmã mais pobre da fé. É um pode ser, mas sem certeza que algum dia será.

A fé, no entanto, é válida por sí mesma. É o acreditar firmemente que as coisas mudarão e, apesar de geralmente ter conotação religiosa, é também usada fora deste parâmetros. Pense bem, seria este o momento do presidente americano apelar à fé e com a força de sua convicção fazer as coisas acontecerem custe o que custar?

É fácil para o mundo criticar os EUA em toda e qualquer ocasião. Especialmente após os muitos erros cometidos pelo mesmo mundo afora. No entanto, foi através da escolha de um presidente como Obama que este país e o mundo recuperou a "esperança" de uma vida melhor, um planeta melhor. Afinal, o Bush já era. O pior passara.

Mais será que só a esperança é suficiente em momentos como estes?

A questão é que a situação deteriorou de tal forma aqui que só a vontade de fazer não é mais suficiente para evitar a ruína: a disparidade sócio-econômica cresceu demasiado, a baixa qualidade em vários setores da sociedade como na saúde e educação, por exemplo, também são gritantes. Sem contar o controle do sistema na mão de alguns e o desleixo ao meio ambiente e outras questões tão essenciais a qualquer sociedade que já não podem mais ser ignoradas.

Ontem a indústria de seguradoras americana, que se encarrega do plano de saúde de milhares de americanos, se opôs abertamente ao plano de reforma do governo americano ameaçando subir os preços. Vejam a matéria Insurers Mount Attack Against Healh Reform que rendeu quase 10.000 comentários no Huffington Post.

Esta reforma tem um peso enorme pois é uma das grandes promessas do governo Obama. Até hoje algumas coisas foram feitas, porém ainda falta muito. Esta reforma seria uma grande vitória, caso fosse levada a cabo.

Existem várias questões esperando um desfecho: a questão ambiental precisa ser reajustada e alinhada à falta de energia limpa e geração de empregos no setor, o desemprego e a educação, os direitos humanos de milhares de americanos que sofrem ainda preconceito por preferências sexuais e, principalmente, à questão de imigração.

Não será simples para ele e seu governo conseguir as mudanças necessárias. Mas concordamos que algo deve ser feito. Está na hora de começarmos a ser firmes na execução da tarefa, Sr. Presidente, a América e o mundo parecem dizer.

A esperança não é mais necessária. Agora é a hora da fé.


Bookmark and Share

No comments:

Post a Comment