Monday, November 16, 2009

Campaign: Say NO to censorship in Brazil

Campanha: Diga não à censura no Brasil

Neste fim-de-semana fiquei sabendo de mais um ato de censura no Brasil.
Por isso, decidi iniciar a campanha online: Diga não à censura no Brasil.

A intenção é coletar o máximo de assinaturas possivéis e enviá-las ao nosso governo e organizações internacionais, como o Comitê de Proteção à Jornalistas.

Vemos no Brasil um aumento nos casos de censura, uma verdadeira ameaça não só à imprensa, mas à nossa democracia. O que todos estes casos tem em comúm, é que se encontram sob censura após reportarem sobre alguém no governo que é investigado por denúncias de corrupção.

Na maioria dos casos o ataque, ou processo, é feito contra jornalistas independentes, através de seus blogs, mas também existe o caso, no caso, nada insignificante, da censura feita ao jornal o "Estado de São Paulo", já comentado nesse blog em várias ocasiões.

Pois bem, este novo ato de censura é, mais uma vez, significativo. Desta vez, trata-se do blog "Prosa e Política", da jornalista Adriana Vandoni. Este foi processado após divulgar informação disponível públicamente, ou seja, nem sequer, foi por interferir em investigação vigente sobre pessoa política, que 'sofre' acusações de corrupção.

Outros blogs como "A Nova Corja" foram obrigados a sair do ar devido à semelhantes processos, onde a intenção é intimidar e assustar. Assim como no caso do Estadão, a Nova Corja, e o caso recente do blog de Adriana, a jornalista Alcinéia Cavalcante através de seu blog, viu como principal meio de ataque altíssimas multas, que provêm (irônicamente) daquela entidade que se supõe deveria defender os direitos de seus cidadãos: a Justiça brasileira!

Alcinéia diz dever mais de R$2 milhões em processo levantado pelo atual presidente do Senado (é, ele mesmo, o próprio, "Excelentíssimo Imortal" Sarney) e um dos jornais mais bem estabelecidos do país, o Estadão, recebeu censura, ou seja foi proibido, de divulgar informações sob o risco de ter que pagar uma multa de mais de R$150 mil no caso onde (nada mais, nada menos) o jornal reportava a investigação pela qual o filho de Sarney encontra-se envolvido.

O caso do blog "A Nova Corja", não é diferente. Mas o que difere é que o processo foi em parte levantado por jornalistas. Acreditem, se quiser! Por isso há muitos que dizem defender certas formas de censura. Como se censura fosse algo que pudesse ser, de alguma forma, aceitável. Alguns, reclamam, sem nenhum tipo de lógica, que processos são justificados, por protegerem contra difamação. Esquecem-se, porém, que figura pública, não possue os mesmos direitos de simples cidadãos.

Políticos, devem satisfação, assim como os jornalistas, à nós, o público, a quem servem. Por isso, tais processos onde usam a excusa de difamação são, na minha visão, incabivéis.

Enfim, todos esses casos e outros ainda por se revelar, demostram o retrocesso que nosso país vem sofrendo em termos democráticos. Em um país onde jornais e blogs são punidos deste jeito, não nos resta mais do que nos unir e apoiar nossa imprensa (ainda que imperfeita) em defender nossos direitos de livre expressão e uma imprensa livre, claramente descritos na constituição.

De outra forma, iremos continuar vendo casos como esse, não teremos conhecimento do que os políticos fazem com nosso dinheiro e, principalmente, não teremos chance nenhuma como cidadãos comúns que somos de nos expressar abertamente em nossa sociedade.

Bookmark and Share

No comments:

Post a Comment