Wednesday, November 11, 2009

Favela Rising: fighting violence the Brazilian way.

"Favela Raising": lutando contra a violência a la brasileira .

O jornal inglês "Times" escolheu entre os 100 melhores filmes da década, dois do talentoso diretor brasileiro Fernando Meirelles. Um deles, sobre a favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

Leia meu post sobre a notícia aqui e o artigo da Folha de S. Paulo aqui.

Na lista, no entanto, não vemos o filme "Favela Rising", dirigido pelos americanos Jeff Zimbalist and Matt Mochary. Mas é exatamente esse tipo de filme que deveria estar. Ganhador de 36 prêmios, entre eles o de Filme do Ano pela Associação Internacional de Documentários e o de melhor direção no Tribeca Film Festival, este documentário-filme merece destaque.


Favela Rising Trailer from FIGHTINGHAPPY on Vimeo.

O filme que retrata a vida de Anderson Sá, é mais do que uma história de coragem e sucesso pessoal. O movimento que Anderson ajudou a criar surgiu como uma solução da comunidade cansada com a violência e a 'guerra' em uma das favelas mais pobres e violentas do Brasil.

Através da difusão do movimento musical, AfroReggae, a comunidade da favela do Vigário Geral, que foi testemunha de um dos massacres mais horrivéis jamais vistos no Brasil, agora também é sinônimo de inspiração para milhares de outras favelas no Rio de Janeiro.

Madonna, que atualmente está visitando o Brasil e que parece ter intenção de criar uma ONG nas favelas do Rio, tentando repetir o sucesso conseguido no Malawi, aparentemente se interessou no assunto ao assistir o aclamado documentário.

Agora falta o filme despertar o interesse devido no Brasil, se espalhando não só pelas favelas do Rio, mas por todo o país. Organizações criadas pela comunidade, com soluções criativas e artísticas é exatamente o que mais precisamos no Brasil.

Falta também divulgar mais essa imagem do Brasil no exterior. Acredito que o papel do filme "Cidade de Deus" em denunciar e difundir a personalidade do Brasil pelo mundo, foi absolutamente fantástica. Genial, mesmo. Porém, o que falta na imagem do Brasil é a enfâsis no que temos de melhor: a criatividade e a garra do povo brasileiro.

Bookmark and Share

No comments:

Post a Comment