Friday, November 27, 2009

Special: Latin America voices in Copenhagen

Especial: Vozes latino-americanas em Copenhagen

Lula, a Amazônia e os países ocidentais.

Ao me deparar com o artigo "Brazil Seeks West's Aid on Amazon" do Associated Press, encontrado no NYTimes, minha primeira reação foi postá-lo no Twitter e publicar a versão em português aqui. Como não existia, fiz eu mesma a tradução, confiram:


"Brasil busca auxílio do Ocidente na Amazônia"


O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que os países ocidentais deveriam pagar pela prevenção do desmatamento na floresta amazônica pois esses países têm causado muito mais destruição ambiental no passado do que os madeireiros e agricultores locais.

Lula fez estas declarações momentos antes de começar a conferência sobre a Amazônia, na qual delegados assinaram uma declaração pedindo ajuda financeira ao mundo industrial para deter o desmatamento.

Ele disse que não queria que as nações ricas "nos pedissem para deixar um residente da Amazônia morrer de fome debaixo de uma árvore."

"Queremos preservar, mas eles vão ter que pagar o preço por essa preservação, porque nós nunca destruímos nossa florestas como eles destruíram as suas, há um século atrás."

Lula convocou a reunião para formar uma posição unificada sobre o desmatamento e a mudança climática com as sete nações da Amazônia antes que a reunião de Copenhague começasse. Mas apenas dois líderes das mesmas participaram.
Opinião:

Parece-me que o Brasil já possui suficientes riquezas e que não precisa mais ficar justificando atrocidades sendo cometidas contra a natureza, como é o descaso com a floresta amazônica. Querer que países ocidentais paguem o preço pela preservação de patrimônio brasileiro, quando estes enfrentam desafios ainda mais sufocantes no âmbito ambiental, é com certeza uma má ideia.

De fato, é uma péssima ideia. Afinal, a floresta amazônica já é considerada patrimônio mundial e por essa mesma razão, caso o pedido de Lula fosse um dia vir a se realizar, 'vendê-la' aos países que, como ele mesmo disse (e com razão), já destruíram muito o planeta, seria mais uma oportunidade para acabar com mais uma riqueza natural e afetar ainda mais o nosso frágil meio-ambiente.

Além do mais, que eu saiba, não tem ninguém mais passando fome no Brasil. Se tiver, então há algo de errado com seu programa social que diz ter erradicado a pobreza extrema.

Mas, o presidente do Brasil passa uma mensagem importante para o mundo, ao lembrar que a obrigação de preservação e a responsabilidade pela destruição devem ser compartidas, mas não deve-se esquecer que deve liderar com exemplo. Até agora não tenho razão nenhuma para acreditar que o Brasil irá comprometerse na meta proposta, pois o governo atual não tem poder de palavra. Cumpre só o que parece ser conveniente, conveniente à sua candidatura, para manter o roubo político, o estado de absoluto caos, em que a maioria dos países do continente latino-americano vivem.

Por isso, aconselho àqueles que estejam por aí ouvindo essa mensagem a que sejam bem cautos em alabar ou criticar as palavras do presidente brasileiro e seu governo. E para não dizerem que sou contra o governo atual e a favor do anterior, a mensagem continuará a mesma independente do resultado das eleições em 2010, 2014, etc.

Nosso planeta merece mais comprometimento das nações, das empresas, de todos nós. O aquecimento global é um assunto sério. Agora não é a hora de comprovar ou não teorias, achar culpados, é hora de corregir ações que já sabemos contribuem para a poluição. Precisamos elevar nossa qualidade de vida, já possuimos tecnologia e conhecimento para isso.

Especial: O blog será atualizado com notícias e opinião sobre a presença dos países latino-americanos na Conferência sobre o Clima realizado pela ONU em Copenhagen.

UPDATE 11.278.09: O comentário de Lula aparentemente não foi divulgado pela mídia brasileira, com exceção do artigo "Gringos terão que bancar preservação da Amazônia, diz Lula" publicado no Terra Notícias Online.

Fonte: The New York Times, The Associated Press e foto da BBC Brasil.

Bookmark and Share

2 comments:

  1. Oi!

    Como sempre adoro seus posts e comentários sobre a política internacional! Acho que logo em breve tá na hora de criar um outro site mais evoluído para isso ;-)

    Minhas considerações quanto a essa notícia são bastante similares às suas. Embora eu discorde de que a população brasileira já não mais tenha fome, pois isso ainda existe, eu acho que já passou da hora de Brasil parar de se considerar um país de terceiro mundo, ou como gostam de chamar, um 'país em desenvolvimento'.

    O Brasil tem uma das maiores economias mundiais e pouco a pouco garante um papel fundamental na coumunidade internacional. Eu acredito sinceramente que essa responsabilidade deva se converter também no debate das mudanças climáticas. Não basta apenas cobrar dos países ricos ações rigorosas. Se não mostrarmos que estamos preparados para fazer política efetividade e verdadeira, de nada adiantará os esforços do país em se tornar o keyplayer no cenário mundial.

    Eu sou daqueles que acreditam piamente nas mudanças climáticas, e mesmo se não fossem verdadeiras, acho que pelo menos devemos mudar nosso estilo de vida. Isso obviamente tange no nosso modo de fazer política e negócios, bem como nas relações com outros países. Portanto, porque será que se vende tanto a responsabilidade da Amazônia quando o país prega ser detentor de seus direitos e soberano? Será que estão fazendo da Amazônia uma moeda de troca? Acho que devemos ficar em estado de alerta quanto a isso.

    Por fim, queria só pontuar que não confio piamente na política de amizade do Brasil com a França. Não devemos nos deixar influenciar tanto assim pelo líder francês pois a realidade daqui é bem diferente da de lá. Seguir os mesmos padrões de fazer política da França pode acarretar em certa negligência dos problemas que aqui ainda são latentes e que podem ser amplificados ainda mais com as mudanças climáticas, vide a condição de pobreza a qual as pessoas estão nas grandes cidades.

    Continue sempre o bom trabalho. =)

    Abraços!

    ReplyDelete
  2. Obrigada pela força, Diego. Como sempre seu comentário é certeiro e bem informado!
    Você tem razão em relação à essa aproximação entre o presidente Lula e o francês.
    Vamos ficar de olho, né? Acabei de ficar sabendo de Brasil tem como estratégia agora a fazer pressão junto com a Índia e a China em Copenhagen, caso não estejam de acordo com a solução proposta pelos países desenvolvidos.
    Me sinto muito triste em ouvir isso. Espero que daqui até lá muita coisa mude.
    Um grande abraço e feliz niver!!!

    ReplyDelete